CORAÇÃO DE MAR – UM FILME SOBRE OS IMIGRANTES QUE SOMOS
“Eu sempre me senti uma imigrante, pertencente ao caminho, como a água da chuva que pertence ao vale, como personagem de um filme que busca o encontro. E o encontro não é um ponto, é a linha estendida no tempo. Ser Imigrante é aceitar esse horizonte infinito, presente, suspenso no ar”.


coração de mar – O FILME
Um encontro casual na praça do Cais do Sodré, vazia de gente. Você estava lá? Uma série de encontros em sincronicidade. Um compositor que navega entre as margens do rio Tejo, uma cantora se inspira nas águas do Algarve, um escritor numa taberna, uma dançarina na Padaria do Povo. Você passou por eles?
Músicos e dançarinos se aproximam na ciranda. Uma única coreografia se estende pelo chão, o toque dos tambores ganha força e o encontro emenda Brasil-Portugal então já não se sabe onde o acaso começou sua brincadeira de roda.

Processo também é Produto – Este é o título da exposição fotográfica making of que conta com 45 fotografias e um curta-metragem realizados em makin of dos Encontros Casuais. A trilha sonora mixa a música original do filme e sons do cotidiano da cidade, envolvendo o público que, de certa forma, também está em cena. Quantos Encontros virão?
“E o encontro não se dá num ponto. É linha estendida no tempo.”

PROCESSO TAMBÉM É PRODUTO
O encontro não se resume ao ponto de chegada, mas estende-se ao um longo processo composto por afinidades. A atriz e o dançarino, a cantora e a poesia, a imagem e a música, o olhar e a paisagem, tudo compõe e completa.

QUASE SEM SABER
vida é palco
Este projeto conta com a participação de grupos de música e de dança representantes da diversidade rítmica brasileira, que, ao se recriar em Portugal, assume um papel de vanguarda na produção cultural europeia. A música brasileira em Lisboa está nas ruas expressando a diversidade rítmica representada por grupos de percussão e de dança que trazem para a Europa o que foi dela mas que, somada à influência africana e indígena, se recria no Brasil e se estende no espaço e no tempo. Essa musicalidade que, na última década, tem sido reconhecida como potencial fomento ao turismo e à economia local vem contribuindo para a criação da capital mais colorida da Europa: Lisboa.
“Quem sabe amar inventa o seu país.”
— Zeca Baleiro, Larissa Malty
diversidade divertida
Somos únicos, somos diferentes, mas o tratamento e as oportunidades devem ser igualitárias, assim se firma a democracia, assim se amplia o olhar e a existência. O encontro de duas pessoas, a dança que surge de forma improvisada, o abraço que se estende para a ciranda e o movimento que se cria a partir desse passo em direção ao acolhimento. Estamos criando uma rede que sonha o mundo sem fronteiras, onde as bandeiras são brancas pela paz e coloridas pelo amor.























EQUIPE TÉCNICA
Direção: Neto Borges e Larissa Malty
Roteiro: Larissa Malty e Neto Borges
Direção de Fotografia: Rodrigo Resende Coutinho
Música Tema: Zeca Baleiro e Larissa Malty
Neto Borges e Rodrigo Resende Coutinho – Montagem
Arthur Romão, Ronivan Sousa – Making Off
Morim Rubin e Raquel Daldegan – Produção Executiva
João Malty, Marco Filipa e Raul Xavier – Apoio de Produção
Rodrigo Resende Coutinho – Câmera e Drone
Rodrigo Delgado – Câmara e Iluminação
Ike Costa – Desenho de Som, Trilha Sonora, Mixagem e Masterização
Lúcia Gambelli – Color Gradin e Design de Créditos
Helena Miranda – Assistente de Direção
Rodrigo Delgado, Pedro Ruas, Aline Beaufort – Fotografia Still
Daniela Franco – Assistente de Iluminação Camila Delphin – Coreografia
Música Tema
Zeca Baleiro – Voz e violão
Susana Travassos – Voz
Letra – Larissa Malty
Flauta – Ely Janoville
Tuco Marcondes – Guitarra portuguesa
Percussão – Fabrício Buriti, Neto Trajano e Diogo Presuntinho
Mixagem – Leonardo Nakabayashi
Elenco Principal
Aguenor Oliveira – Dançarino
Ana Paula Monteiro – Atriz
Guimber-Lai – Escritor
Camila Delphim – Professora de Dança
Bianca Mattos – Mãe
Clara Mattos e Marina Mattos – Filhas
Fabrício Buriti – Luthier
Grupos de Percussão
Baque Mulher
Lisbloco
PRODUÇÃO – COLABORADORES
