Ligação entre lugares da língua portuguesa

Olhando para o caminho que fomos traçando e para os marcos que nos caracterizam, destaquemos a abrangência da REALP que constitui hoje, um coletivo de docentes, investigadores e estudantes, espalhados por instituições maioritariamente do ensino superior nos cinco continentes (Europa, América do Sul, África, Ásia, Oceânia).

REDE DE ESTUDOS AMBIENTAIS – REALP

Em conjunto, com as nossas fragilidades, mas também competência e humanismo, abrimos horizontes, transformamos sonhos em realidades. Respeitando as características e especificidades de cada país, construímos o que hoje é a REALP – Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa. 

PROMOÇÃO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

Uma REDE de Instituições de Ensino Superior (IES) centrada na temática socioambiental que estimula o ensino/aprendizagem em língua portuguesa e simultaneamente promove a investigação avançada.

A língua é minha pátria. E eu não tenho pátria, tenho mátria
E quero frátria
.”

— Caetano Veloso

Atualmente, a língua portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas nos 5 continentes, estimando-se que em 2050 serão quase 400 milhões e em 2100, mais de 500 milhões, segundo estimativas das Nações Unidas. As projeções para o final do século apontam para que o maior aumento do número de falantes se situe no continente africano. O português é a língua mais falada no hemisfério sul; é a quarta mais falada no mundo, a seguir ao mandarim, inglês e espanhol; 3,7% da população mundial fala atualmente o português.

Livro – 25 anos da REALP

Ilustração: bordados de Maria

2023. ISBN:978-65-00-80846-9

Livro em comemoração aos 25 anos da Rede de Escutos Ambientaias de Países de Língua Portuguesa – A História e suas linhas espalhadas por 6 dos 10 países onde o português é a língua oficial: Angola; Brasil; Cabo Verde; Moçambique; Portugal; Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.

É Mia Couto que diz “Não importa o sotaque dominante, mas sim projetar a língua portuguesa na sua diversidade”. Refere ainda este escritor moçambicano que “as nações onde o português é língua oficial têm como “grande luta” levar o idioma além de fóruns internacionais para que seja respeitado no mundo inteiro”.

2021. Criação do Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais em Cabo Verde.